5 estratégias práticas para ouvir seu corpo todos os dias

ouça seu corpo

Você pode ter ouvido alguém dizer: “apenas ouça o seu corpo” e pensado: “Como faço isso? Entendo. Aprender a ouvir meu corpo tem sido uma prática minha na última década – e ainda hoje preciso estar atento a isso.

Esta habilidade é crucial para manter uma jornada de saúde sustentável no mundo de hoje, onde muitas vezes somos encorajados a ignorar a nossa intuição e sinais físicos. Eu sei que você foi informado, “Empurre a dor!” ou vi uma postagem no Instagram que diz: “Não pare quando estiver cansado, pare quando terminar.”

Embora esses sentimentos tenham como objetivo motivar e inspirar, eles também podem ser prejudiciais porque encorajam você a ignorar seu corpo. O problema é que se você empurrar quando seu corpo disser para parar, você poderá se machucar. Se você sempre se força a treinar quando não quer, nunca será consistente porque não gosta da experiência.

A saúde sustentável e de longo prazo surge quando você ouve o seu corpo e depois responde com cuidado, ação e compaixão. Esta tem sido uma parte significativa da minha jornada pela saúde e um grande motivo pelo qual comecei a Lindywell, então vamos falar sobre o que isso significa e como você pode começar a ouvir.

teste gratuito do lindywell

O que significa ouvir seu corpo?

Ouvir o corpo significa cultivar uma consciência consciente do que ele (você!) precisa em um determinado momento, seguido de honrar essa necessidade. Esta prática intuitiva irá ajudá-lo a compreender e tomar decisões com base em sugestões internas, em vez de ultrapassar seus próprios limites.

Quanto mais presente e receptivo você estiver a essas dicas importantes, mais impactante poderá ser sua jornada de saúde. Na verdade, simplesmente manter a consciência corporal intencional (ouvir o seu corpo) pode melhorar:

Criar um relacionamento consciente com seu corpo também pode tornar mais fácil incutir hábitos positivos em relação à nutrição, exercícios, imagem corporal, autocuidado, resiliência mental e mecanismos de enfrentamento.

  • Regulação emocional
  • Período de atenção
  • Auto aceitação
  • Função cerebral
  • Compaixão
  • Gerenciamento de estresse
  • Ansiedade ou depressão

Além disso, quando você faz o que é bom para o seu corpo, em vez de forçar algo que não é bom, você geralmente é mais consistente porque gosta da experiência. Isso, por sua vez, leva a melhores resultados a longo prazo e a uma sensação de mais confiança.

5 maneiras de ouvir seu corpo

Tudo isso parece ótimo, mas você provavelmente está se perguntando como realmente agir. Aqui estão cinco estratégias práticas que usei para ouvir meu corpo e respeitar essas dicas todos os dias.

1. Faça perguntas e examine seu corpo em busca da resposta

Reserve pelo menos um momento por dia para fazer uma pausa e perguntar a si mesmo: “Como me sinto e do que preciso agora?” Então, antes de avançar para o próximo item da sua lista de tarefas, tome medidas de acordo com as necessidades do seu corpo. aqui estão alguns exemplos:

  • Estou me sentindo cansado, então vou fazer um lanche, dar uma caminhada curta e depois voltar para o computador me sentindo mais revigorado e pronto para o trabalho.
  • Estou me sentindo energizado e desejando movimento, então vou fazer um treino Lindywell de 15 minutos agora mesmo, enquanto as crianças estão na escola. Assim não preciso me preocupar com isso quando eles chegarem em casa.
  • Estou sentindo alguma tensão no pescoço, então vou fazer alguns círculos e alongamentos no pescoço para aliviar esse desconforto antes de dirigir até a loja.

Em sua vida acelerada e muitas vezes agitada, é fácil ignorar essas necessidades corporais básicas. A boa notícia é que sintonizar e perguntar o que seu corpo precisa não atrapalha seu dia. Pode significar apenas que você passa alguns minutos se alongando ou caminhando – e isso provavelmente também tornará o resto do seu dia muito melhor.

2. Observe como seu corpo reage a certas emoções

As emoções se manifestam no corpo, especialmente nos sistemas cardíaco, respiratório, nervoso e gastrointestinal. Eu sei que muitas vezes sinto ansiedade no peito ou estresse na cabeça. Você também poderá se lembrar de áreas do corpo onde normalmente sente suas emoções.

Trazer consciência para essas emoções e sintonizar onde você as sente no corpo pode tornar mais fácil acalmar essas reações intensas e voltar a se sentir equilibrado rapidamente. Da próxima vez que uma emoção forte vier à tona, fique curioso sobre onde Você sente isso.

  • Constrição na garganta?
  • Calor em suas bochechas?
  • Tensão na testa?
  • Suor nas axilas?
  • Náusea no estômago?
  • Uma frequência cardíaca acelerada em seu peito?

Por fim, visualize-se enviando amor, calma ou paz para essa área do corpo enquanto respira lenta e profundamente até começar a recuperar o equilíbrio. Você pode se surpreender com a rapidez com que a emoção passa em comparação com os momentos em que você tenta deixá-la de lado.

Na verdade, de acordo com a Dra. Jill Bolte Taylor, bastam 90 segundos para passar por uma emoção se você parar, identificá-la e simplesmente manter a consciência dessa emoção. Em vez de deixar aquela ansiedade incômoda perambular o dia todo, deixe-a ir ali mesmo!

3. Desenvolva uma prática de atenção plena na hora das refeições

Traga atenção plena aos horários das refeições para começar a criar maior consciência corporal. A ideia é simples: ao fazer uma refeição, diminua o ritmo e sintonize-se com os seus sentidos.

  • O que você cheira?
  • Qual é o gosto?
  • Como é a textura?
  • Você ouve sons de trituração ou sorver?

Ao praticar isso mesmo que seja apenas uma refeição por dia – jantar com crianças provavelmente não é o momento mais fácil para praticar isso, mas talvez um almoço sozinho seja – você está treinando para desacelerar e ouvir seu corpo. Isso também pode tornar mais fácil perceber sinais de fome que indicam que você está satisfeito ou que deseja entrar por alguns segundos; uma habilidade com a qual a maioria de nós perdeu contato.

Além disso, a alimentação consciente pode reduzir o estresse, promover a saúde digestiva, aumentar a aceitação do corpo e reduzir comportamentos alimentares emocionais.

4. Escolha o seu treino com base nas necessidades do seu corpo

Seus treinos são mais eficazes quando correspondem aos seus níveis atuais de energia, resistência e capacidade de tempo – que variam de um dia para o outro. Certa manhã, posso acordar com motivação para fazer um treino de Pilates com pesos de 30 minutos, enquanto no dia seguinte desejo uma sessão lenta de alongamento de 15 minutos à tarde.

Isso é tão normal para as mulheres e é por isso que sincronizar seus treinos com o ciclo pode ser realmente benéfico. Se você não tem um ciclo, entretanto, ainda pode escolher os treinos todos os dias com base no que seu corpo está pedindo.

Faça uma pausa antes de iniciar um treino e sintonize qual tipo de movimento é mais agradável no momento. Suas pernas estão fortes e prontas para um desafio? Ou um movimento mais lento parece realmente bom? Além disso, pergunte-se: tenho tempo extra ou preciso encaixar algo rapidamente? Escolha seu treino com base nessas respostas.

É realmente fácil para os membros do Lindywell honrar o que seu corpo deseja (e sua agenda exige) porque temos mais de 300 treinos, tanto suaves quanto desafiadores, que variam de 10 a 30 minutos ou mais. Como membro, você encontrará o treino que precisa, independentemente da estação ou período.

Comece seu teste gratuito de 14 dias para obter acesso instantâneo a todos os nossos treinos, além de sessões de respiração guiadas e receitas nutritivas!

5. Reserve um tempo sozinho para se conectar com seu corpo

Quando foi a última vez que você pensou em seu corpo como um amigo com quem se conectar, em vez de apenas um veículo para se movimentar pela vida? Com muita frequência, o foco está em avançar e fazer as coisas, então você se esquece de passar o tempo com você e seu corpo. Eu caio nesse ritmo tão facilmente como uma mãe ocupada e proprietária de uma empresa e tenho que ser muito intencional quanto a isso.

Quer você tenha 2 ou 20 minutos disponíveis, reserve tempo e espaço todas as semanas – se possível, todos os dias – para ficar sozinho consigo mesmo. Desconecte-se das redes sociais e de outras distrações externas e simplesmente conecte-se. Você pode fazer isso ouvindo uma música suave, movimentando o corpo, meditando ou até mesmo fazendo uma sessão de respiração no aplicativo Lindywell.

Praticar a atenção plena como essa, especialmente usando a meditação para isso, pode melhorar sua memória, humor e bem-estar geral. Além disso, ajuda você a começar a entender a linguagem do seu corpo, para que seja fácil ouvir o que ele está pedindo.

Ouvir o seu corpo é parte integrante do bem-estar

Seu corpo está sempre falando com você – mas você está ouvindo? Não importa há quanto tempo você não prestou atenção a essas dicas internas (ou nunca prestou atenção antes), considere isso um convite para começar. Essas estratégias práticas irão ajudá-lo a ouvir o seu corpo e, como resultado, a ser mais consistente com os treinos, a escolher os movimentos que você gosta e, por fim, a obter melhores resultados. É realmente a chave para a saúde e a felicidade a longo prazo.

Leve seu relacionamento com seu corpo um passo adiante com meu próximo livro, Bem, para o núcleo! Nele, dedico um capítulo inteiro ao desenvolvimento da habilidade de ouvir nossos corpos e como podemos nos libertar dos limites dos ditados problemáticos do condicionamento físico e desenvolver uma abordagem mais holística e sustentável para nossas jornadas de condicionamento físico. Encomende já a sua cópia e ganhe $300 em bônus grátis!

Leave a Comment