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5 etapas para cultivar uma atitude de gratidão com atenção plena

atitude de gratidão

Uma atitude de gratidão é exatamente isso; é uma forma de pensar e de ser, em vez de algo que você “faz” aqui e ali. Essa mentalidade pode não ser natural para todos (certamente não foi para mim!), e é por isso que é algo que precisamos cultivar com prática intencional.

Embora existam muitas maneiras de cultivar uma atitude de gratidão, muitas vezes penso em práticas somáticas, o que significa relacionar-se com o corpo, distinto e separado da mente. Passamos a maior parte do tempo em nossas cabeças, e por um bom motivo: é a partir daí que tomamos decisões inteligentes e lógicas em todas as áreas de nossas vidas.

Existem certos aspectos da vida, entretanto, que não podem ser resolvidos ou experimentados pela mente. Na verdade, o corpo é o nosso maior guardião da memória. Enquanto nossa mente esquece os detalhes, nosso corpo se apega a eles. Até mesmo em nossos tecidos. Quando você faz da gratidão uma prática de corpo inteiro, a expressão da gratidão torna-se incorporada em uma crença mantida nos tecidos, levando a uma cura e apoio mais profundos.

Em vez de deixar a gratidão ser outra coisa a marcar na sua lista, pode ser algo que surge natural e facilmente – e também é muito bom!

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Etapa 1: Identifique intencionalmente sua gratidão

Ninguém anda por aí sentindo-se inerentemente grato o tempo todo. A gratidão intencional, nas menores coisas, repetidamente, começa a construir novos caminhos em seu cérebro que o incentivam a encontrar doçura em todos os lugares com mais regularidade, sem pensar nisso.

Na verdade, à medida que você pratica mais isso, você pode até começar a sentir a sensação de gratidão em seu corpo antes mesmo de o pensamento entrar em sua mente. De repente você reconhece isso e pensa: uau, estou muito grato por esse momentoou o que quer que seja.

O primeiro passo para cultivar essa atitude de gratidão é buscá-la intencionalmente. Por exemplo, você pode identificar três coisas pela manhã ou três coisas à noite – ou ambas – e tentar isso todos os dias durante sete dias ou um mês. Faça parte de sua rotina diária começar a construir esses caminhos em seu cérebro. Experimente praticar a gratidão todos os dias durante 30 dias – você pode se surpreender como isso muda você.

Mais importante ainda, aborde esta prática com graça e libere todas as expectativas. Não é sobre, Eu deveria sentir isso ou Eu deveria sentir isso. Quanto mais você “deveria”, mais longe você realmente se move ausente da gratidão.

Etapa 2: observe onde você sente gratidão

Quando você encontrar aquilo pelo qual é grato, pergunte-se: Onde no meu corpo eu sinto isso? Dê um passo adiante e pergunte: Como é essa sensação? Pode aparecer no seu braço. Talvez no seu estômago. Pode ser totalmente inesperado e isso é perfeito.

Não há maneira certa de fazer isso. Sua única função é prestar atenção nas sensações de gratidão e nas formas surpreendentes como esse sentimento pode aparecer em seu corpo. Pode ser a primeira vez que você notou isso antes. O mais interessante é que ele pode aparecer em um lugar diferente toda vez que você faz isso, e tudo bem também.

Deixe-se brincar com isso e explore as sensações sem críticas. O que quer que surja é perfeito.

Etapa 3: visualize sua gratidão

Depois de identificar a gratidão e senti-la em seu corpo, pergunte-se: Existe uma cor ou textura que eu também possa ver ou sentir? Você pode sentir automaticamente uma luz amarela ou talvez dourada. Talvez pareça suave. Novamente, não existe certo ou errado – e se isso não acontecer, tudo bem também.

Seu único objetivo é ficar conectado à sensação. Outras perguntas de visualização que você pode fazer são:

  • Tem formato?
  • Está se movendo?
  • Qual é a sensação? (por exemplo, formigamento ou vibração)

Assim como a gratidão, nomear e explorar as sensações do seu corpo não é algo que vem naturalmente. Especialmente como adultos, que foram ensinados a operar a partir da mente, não do corpo. Se isso parecer difícil, tudo bem. Lembre-se de que isso é uma prática, não algo que você precisa fazer com perfeição.

Etapa 4: respire na gratidão

Por fim, respire lenta e profundamente e envie-o para essa área do corpo. É assim que podemos praticar a respiração somática, onde conectamos a respiração ao corpo. Deixe sua respiração mover a gratidão por todo o seu corpo e veja como essa sensação pode penetrar em seu corpo. Isso pode subir na sua cabeça? Nos braços e nos dedos dos pés?

Você pode querer ver se sua respiração pode irradiar essa gratidão para fora do seu corpo ou se você pode enviá-la para pessoas que você ama ou até mesmo para estranhos que você nem conhece. Deixe que este seja um exercício divertido que começa dentro do seu corpo e flui para fora de você e para os outros à medida que cresce e cresce.

Etapa 5: Lembre-se: a dualidade existe

Cultivar uma atitude de gratidão às vezes pode parecer difícil. Mas quero que você lembre que é totalmente possível (e normal) sentir gratidão junto com outras emoções difíceis, como tristeza, tristeza ou raiva.

Em momentos de dor, a gratidão não vai se nomear porque existem outras sensações que são mais fortes e mais presentes. Em momentos como este, a prática passa a ser encontrar maneiras de ser grato pelas menores coisas. O engraçado é que é nas menores coisas que o coração começa a se abrir.

Por exemplo, eu sei agora que, apesar do estado do mundo, estou grato pela mudança das folhas (é o pico do outono enquanto escrevo isto!). Adoro ver o amarelo e o vermelho e isso me faz pensar na beleza da mudança e nas tradições do outono que tanto amo. Posso sentir a leveza das folhas caindo em meus braços, girando até minhas mãos.

Por hoje, basta a gratidão por algo tão “simples” como o outono. Meu coração fica mais aberto quando penso nisso. Minha respiração se aprofunda naturalmente e sinto uma onda de paz tomar conta de mim. Criar esse pequeno espaço de calma e felicidade em um dia desafiador é o objetivo – e você pode fazer isso em apenas alguns minutos.

Cultive sua atitude de gratidão, um dia de cada vez

Você não pode cultivar uma atitude de gratidão em um dia ou em uma sessão de respiração. É uma prática diária que você precisa escolher, dia após dia. Quanto mais você percebe essa gratidão, sintoniza-se com ela em seu corpo e respira nela, mais naturalmente isso acontece.

Nos dias bons, isso torna a sua felicidade ainda mais brilhante. Em dias desafiadores, isso proporciona um momento de alegria ou contentamento que lhe dá o descanso necessário para passar o resto do dia.

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