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5 práticas somáticas simples para curar o sistema nervoso

curando o sistema nervoso

Há muitas maneiras de abordar a cura do sistema nervoso, desde o apoio individual, como terapia, até trabalho em grupo ou individual com meditação e respiração. Uma abordagem que considero imensamente valiosa em minha vida é a abordagem somática, que significa simplesmente “relacionar-se com o corpo”.

É muito importante cuidar do sistema nervoso porque o estresse prolongado o força a ficar em alerta máximo. Com o tempo, isso pode levar a sérios riscos à saúde, como inflamação, hipertensão, problemas digestivos, doenças cardíacas, baixa imunidade, colesterol alto e derrame. Na verdade, 58 por cento dos americanos têm atualmente pelo menos uma doença crónica devido ao estresse constante, à ansiedade e a outros problemas de saúde mental.

Não importa as circunstâncias, curar o sistema nervoso irá ajudá-lo a lidar melhor com qualquer coisa que surja em seu caminho – e sejamos honestos, sabe-se que a vida nos deixa confusos! Adicione essas práticas somáticas confiáveis ​​e eficazes à sua caixa de ferramentas de autocuidado para que você possa encarar cada dia com maior equilíbrio e paz.

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Como as práticas somáticas restauram o equilíbrio do sistema nervoso

O termo somático pode parecer excessivamente complicado ou técnico, mas significa apenas “relacionar-se com o corpo”. Como tal, uma prática somática é qualquer modalidade de autocuidado ou terapêutica que ensina como se tornar mais consciente das sensações físicas e do que elas estão comunicando a você.

Por exemplo, uma prática de respiração somática pode chamar sua atenção para áreas de dor, desconforto, tensão ou desequilíbrio no corpo que representam algo contra o qual você está lutando emocionalmente. Isto é fundamental porque você é um organismo interconectado – o que você sente em sua mente também vive no corpo. Não podemos simplesmente abordar uma área e não a outra e esperar nos sentir bem.

Do ponto de vista científico (você sabe que adoro ciência!), As práticas somáticas nutrem a conexão entre corpo e mente. Ao fazer isso, você ancora sua consciência no presente, cria uma sensação de corporificação e se sente mais integrado consigo mesmo. Esta é a chave para encontrar o equilíbrio e a paz que você tanto deseja.

5 práticas somáticas para curar o sistema nervoso

Curar seu sistema nervoso por meio de práticas somáticas não apenas ajuda você a lidar com um desafio atual, mas também permite que você construa mais resiliência para desafios futuros. Felizmente, se você é novo nesse conceito, é mais fácil do que você imagina incorporar essas práticas à sua rotina.

Aqui estão algumas opções que são acessíveis para todos nós, não importa onde estejamos ou o que estejamos vivenciando. Procure qualquer um deles quando se sentir estressado, ansioso ou sobrecarregado.

Ao experimentar cada um, lembre-se de ser paciente e aberto. Pode não ser fácil no início. Vivemos em um mundo sempre ativo, portanto, aprender como desacelerar e entrar em sintonia com o corpo pode ser um desafio. Quanto mais você faz isso, mais fácil fica. Este é o seu recibo de permissão para confiar no processo e em você mesmo.

1. Varreduras corporais

Uma varredura corporal permite que você volte rapidamente seu foco para dentro e comece a se sintonizar com as sensações dentro de seu corpo. O estresse vive tanto na mente quanto no corpo. Em vez de obter alívio apenas do cérebro, você pode fazê-lo através do corpo e liberar fisicamente a tensão ali presente. Isso, por sua vez, ajuda a liberar o estresse em sua mente, aliviando todo o seu ser.

Para fazer uma varredura corporal, siga este processo:

  1. Pare o que está fazendo e respire fundo três vezes. Deixe de lado tudo o que está acontecendo e simplesmente sintonize-se com o momento presente. Pode ser útil contar até três ao inspirar e novamente ao expirar para se ancorar na respiração.
  2. Agora comece a examinar seu corpo do topo da cabeça até a parte inferior da alimentação. Ao fazer isso, verifique cada área: você percebe constrição na garganta? Sua respiração está superficial? Seu pescoço ou ombros estão tensos? Há suor ou formigamento nas mãos ou nos pés? Não julgue essas sensações – simplesmente sinta-as e concentre-se em liberar a tensão.
  3. Depois de examinar seu corpo, envie sua respiração para qualquer área que esteja tensa, ansiosa, tensa ou formigando. Ao fazer isso, imagine respirar em paz e transmitir essa sensação a cada uma dessas áreas.
  4. Quando você se sentir calmo e centrado e estiver pronto para terminar, siga o mesmo processo de inspirar e expirar profundamente três vezes antes de retornar ao seu dia.

Você também pode tentar esta prática com relaxamento progressivo. Contraia e relaxe cada grupo muscular à medida que você se move pelo corpo. Cada contração deve ser lenta e intencional. Ao fazer isso, imagine quaisquer emoções, estresse ou tensão sendo eliminados para criar espaço para paz, equilíbrio, cura e amor próprio.

2. Respiração Intencional

A respiração é um mecanismo vital para a cura do sistema nervoso porque conecta você rapidamente ao corpo. A melhor parte é que não precisa ser complicado! Simplesmente respirar com intenção (percebendo ou contando a inspiração e a expiração) o ajudará a entrar em sintonia com o presente, a se livrar de qualquer estresse ou ansiedade que esteja pairando e a começar a se sentir mais equilibrado.

Ao sintonizar a respiração, você poderá perceber como sua respiração se torna superficial quando você está ansioso. Esta é a boa e velha resposta de luta ou fuga que seu corpo adota automaticamente quando o cérebro pensa que você está em perigo. O cérebro não sabe a diferença entre o perigo real (como um tigre perseguindo você) e o perigo percebido (como um e-mail estressante do seu chefe), então ele muda para o modo de proteção total. Deixe ansiedade, respiração superficial e medo.

No entanto, à medida que você desacelera essa reação e se concentra em respirar profundamente e ritmicamente pela parte inferior do diafragma, você inicia uma resposta nervosa parassimpática (relaxamento). Isto acalma o seu corpo no momento (tão necessário!), mas também melhora a sua saúde a longo prazo, permitindo:

  • Aumento da variabilidade da frequência cardíaca
  • Pressão arterial e circulação mais saudáveis
  • Menores níveis de depressão, estresse e ansiedade
  • Aptidão cardiorrespiratória aprimorada
  • Alívio da enxaqueca e problemas gastrointestinais
  • Função metabólica melhorada

Use esta prática somática sempre que precisar, mesmo se estiver no meio de uma reunião estressante. Ninguém precisa saber que você está respirando fundo para acalmar o sistema nervoso! Não importa onde você esteja, lembre-se de respirar baixo, devagar e pelo nariz. Melhor ainda se você expirar por mais tempo do que inspirar. Por exemplo, inspire contando até quatro e expire contando até seis.

3. Movimento consciente

Às vezes, a maneira mais rápida de superar emoções difíceis ou desconfortáveis ​​é através do ato físico de movimento consciente. Você pode trabalhar na cura do sistema nervoso com práticas somáticas baseadas em movimentos, como Pilates, Tai Chi, ioga, alongamento, caminhada ou até dança. O tipo de movimento não importa – o que importa é que você seja intencional e atento ao fazê-lo.

O objetivo aqui é entrar em sintonia com a conexão sensorial entre a ação física e a liberação emocional. Este tipo de movimento consciente pode promover regulação emocional, controle comportamental e de impulsos, atenção concentrada e flexibilidade cognitiva. Também pode ajudá-lo a evitar certas saídas de enfrentamento inadequadas, como abuso de substâncias ou transtornos alimentares.

O que é ainda melhor é que apenas uma breve sessão de Pilates consciente de 10 minutos pode fazer você se sentir mais equilibrado, revigorado e emocionalmente mais leve – você não precisa de uma sessão intensa de ginástica de 60 minutos para chegar lá. (Na verdade, esse tipo de treino pode ter o efeito oposto, criando ainda mais estresse em seu corpo durante algumas estações.)

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4. Sente-se com emoções

Sentar-se com as emoções é muito importante – mas pode ser incrivelmente difícil de fazer. Não apenas somos frequentemente ensinados a superar nossas emoções desde tenra idade, mas esses sentimentos também podem conter dor ou experiências desafiadoras que preferiríamos ignorar.

No entanto, controlar as emoções é uma das ferramentas mais poderosas para curar o sistema nervoso, porque dá menos poder a essa emoção. Em vez de fugir disso (lembre-se daquela reação de fuga ou luta de que estávamos falando), você muda para um estado menos estressante, abordando-o de frente com compaixão e bondade.

Na verdade, um breve momento de meditação com suas emoções pode ajudar a acalmar a intensidade e a reatividade ao seu redor, o que torna mais fácil processá-las. Sem mencionar que a pura intencionalidade de buscar a quietude cria mais espaço em sua mente. Este é um presente tão raro em nossa cultura de produtividade, pressa e agitação.

Como sentar-se com suas emoções

Se você estiver sentindo uma emoção desafiadora, como tristeza, frustração ou raiva, envolva-se nos braços. Respire fundo e balance para frente e para trás. Ao fazer isso, pergunte-se: “O que eu preciso agora?” Se nenhuma resposta chegar naquele momento específico, reserve mais alguns momentos, ou mesmo 24 horas, e pergunte novamente. Isso acontecerá se você for compassivo e honesto consigo mesmo.

Essa prática pode parecer estranha no início, mas com o tempo, você pode desenvolver um nível de tolerância a emoções que antes eram impossíveis de enfrentar. Abaixo estão algumas questões para refletir enquanto você aprende a lidar com as emoções:

  • Como essa emoção está aparecendo na minha vida?
  • Qual é o seu impacto?
  • Posso ficar com isso?
  • Posso respirar com isso?
  • Onde está localizada a sensação disso em meu corpo?
  • Estou pronto para deixar isso passar?
  • Há algo que ele precisa me dizer?

Muitas vezes, quando imagino a emoção, tendo a ver uma versão pequena de mim mesmo, quando criança, e finjo puxar uma cadeira como meu eu adulto para sentar-me com ela. Eu sei que sou um adulto seguro e confiável, então conforto essa pequena versão de mim. Se ficar demais, posso sair da situação. Eu apenas me abraço, respiro até me sentir relaxado o suficiente para seguir em frente e saber que posso voltar a isso.

Quando vivenciamos traumas ou dores no passado, muito provavelmente não tivemos autonomia ou poder de escolha. Com este trabalho, temos total controle. Além disso, não precisamos curar tudo de uma vez, podemos voltar a isso repetidas vezes.

5. Rotina de check-in corporal

Comece cada manhã e termine cada noite com um check-in corporal somático. Sintonize-se com as sensações, pensamentos e emoções que entram em sua consciência nos primeiros momentos ao acordar e, em seguida, reserve um tempo de silêncio à noite.

Use esse tempo para registrar quaisquer padrões, percepções, hábitos ou experiências que estejam presentes para você. Mesmo que você só tenha tempo para fazer uma rápida varredura corporal da cabeça aos pés, você se sentirá mais em contato consigo mesmo.

Por mais básico que possa parecer, quando você reserva seus dias com algum tempo intencional como esse, você constrói resiliência e começa a mudar sua mentalidade. A propósito, essa mentalidade é muito importante – leia nossa postagem no blog, 5 razões pelas quais a mentalidade é tudo no bem-estar e na vida (apoiada pela ciência!), para saber por quê.

Você pode perceber que é capaz de enfrentar os desafios com equilíbrio e resiliência, em vez de estresse ou frustração.

Restaure seu sistema nervoso com práticas somáticas

As práticas somáticas são inestimáveis ​​para curar o sistema nervoso. Essas ferramentas de autocuidado podem nutrir seu bem-estar físico, mental e emocional em meio aos momentos inevitavelmente estressantes da vida. Reserve um tempo todos os dias para fazer uma ou mais dessas práticas somáticas e lembre-se de ser paciente consigo mesmo ao experimentá-las. Mesmo alguns momentos de respiração profunda todos os dias irão ajudá-lo a começar a curar e redefinir seu sistema nervoso para que você possa se sentir equilibrado e conectado, não importa o que esteja acontecendo ao seu redor.

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