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Como transformar afirmações de gratidão em uma prática diária poderosa

afirmações de gratidão

Não vou lhe dizer que fazer afirmações de gratidão é a panacéia para se sentir grato. Muito pelo contrário. É necessária uma prática intencional e consistente para transformar suas afirmações em algo significativo e impactante. Falei sobre isso em uma postagem recente no blog sobre como cultivar uma atitude de gratidão. Ao fazer isso, você não apenas se sente mais grato, mas também sua mente e seu corpo se beneficiam.

Na verdade, a investigação descobriu que aqueles que mantiveram uma prática consistente de gratidão no auge da COVID-19 eram mais propensos a demonstrar bondade, satisfação, emoções positivas e ligação interpessoal. Eles também apresentaram taxas mais baixas de depressão, ansiedade, esgotamento ou outros problemas de saúde mental. Existem também correlações entre expressões de gratidão e menos inflamação no corpo, o que apoia a função imunitária e ajuda a gerir o risco de doenças crónicas.

A gratidão também afeta a maneira como você vivencia a vida emocional e mentalmente. À medida que envelheço, noto mudanças que às vezes me pegam de surpresa. Rugas que apareceram recentemente ou se aprofundaram, necessidade de dormir mais e alterações digestivas. Embora isso possa me deixar confuso, estou focado na gratidão em vez da raiva ou frustração. Posso não estar correndo maratonas como antes, mas estou agradecendo ao meu corpo por aqueles anos maravilhosos de maratona e pelas memórias essenciais.

Embora a gratidão seja benéfica para a mente e o corpo, ela só funciona se você voltar a ela repetidamente. Você não vai construir força física com um treino. O mesmo vale para suas afirmações de gratidão, então vamos falar sobre como criar uma prática autêntica e intencional que nutra sua mente e seu corpo.

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O que envolve uma afirmação de gratidão intencional?

A chave para as afirmações de gratidão é torná-las autênticas e dar-se espaço para se conectar com esse sentimento (assim como com seus mantras de amor próprio!) – e fazer isso regularmente, diariamente, se possível.

Em outras palavras, essa prática não é apenas algo que você faz quando se sente bem ou quando pensa nisso. A gratidão é uma mentalidade que você pode nutrir e, como resultado, cria uma fonte de leveza que você pode aproveitar a qualquer momento – mesmo nos momentos em que você não sinto que há muito pelo que ser grato.

Essa última parte é especialmente importante porque sentir gratidão quando parece que não há nada pelo que agradecer pode parecer impossível. Ao fazer isso, entretanto, você permite que outras características como empatia, resiliência, sabedoria, altruísmo, paciência e humildade criem raízes. Isso o torna mais forte e feliz no longo prazo, duas coisas pelas quais sei que todos estamos nos esforçando.

Além disso, a gratidão pode ajudá-lo a superar a dor. Você não quer ignorar as lutas, mas sim reconhecê-las e, então, quando estiver pronto e tiver uma forte prática de gratidão, poderá começar a encontrar gratidão nas lutas.

Como alguém que passou por múltiplas experiências traumáticas na minha vida, posso dizer que pode ser difícil ver a gratidão em tempos sombrios, mas é pode ser encontrado do outro lado e isso é uma coisa linda.

Transforme a gratidão em uma prática diária

Se a gratidão regular e genuína é a chave para experimentar os benefícios físicos e mentais, então você precisa de algumas práticas diferentes para trazer isso para a sua vida diária. Felizmente, há muitas oportunidades de usar, dizer e experimentar afirmações de gratidão somaticamente ao longo do dia. Aqui estão algumas ideias para começar.

Infundir gratidão em tarefas diárias simples

As afirmações de gratidão não precisam necessariamente ser elaboradas. Na verdade, isso se resume a estar mais atentos aos pequenos momentos e atividades rotineiras onde, de outra forma, poderíamos perder esse sentimento de gratidão.

Por exemplo, você pode começar a manhã apreciando um novo dia. Você poderia dirigir para o trabalho, perceber que há menos trânsito e reconhecer a gratidão que sente por uma viagem rápida e fácil.

Você pode até colocar post-its no espelho, na geladeira ou no painel do carro que digam: “Pelo que me sinto grato agora?” Isso pode funcionar como um lembrete gentil para entrar em sintonia com essa gratidão, quando, de outra forma, você poderia ignorá-la.

Sintonize as sensações físicas de gratidão

A gratidão não é apenas uma experiência em sua mente. As afirmações de gratidão, ou simplesmente a experiência de sentir-se grato, também podem evocar sensações fisiológicas, como frequência cardíaca ou flutuações na pressão arterial, por exemplo.

No entanto, se você tiver dificuldade em perceber essas sensações imediatamente, poderá entrar em sintonia com a resposta somática (corporal) de gratidão criando-a intencionalmente. O objetivo desta prática é usar os sentidos como veículo para vivenciar a gratidão que você pode sentir sem nem perceber.

aqui estão alguns exemplos:

  • Cheire algo pelo qual você é grato, como as flores que crescem no seu jardim.
  • Prove algo que o faça sentir-se grato, como uma xícara de café fresco.
  • Toque uma música que lhe traga gratidão ou profunda alegria, talvez enquanto estiver no carro.
  • Toque em algo que o faça sentir-se grato, como o cobertor macio pendurado nas costas do sofá.
  • Olhe para algo pelo qual você é grato, como o pôr do sol após um longo dia.

Sinta essa sensação de gratidão ao perceber isso a cada vez. Você pode notar que seu coração incha ou um sorriso aparece em seu rosto. Mais importante ainda, deixe que isso seja divertido e libere todas as expectativas. Como bônus, reservar tempo para brincar quando adulto traz muitos benefícios para a mente e o corpo, por isso todos ganham!

Reflita com um diário de gratidão

Não pense apenas em suas afirmações de gratidão, mas registre-as. O diário não apenas cria um espaço intencional para refletir mais amplamente sobre o que o enche de gratidão, mas quando você escreve algo chamado “codificação” acontece.

Codificação é o processo no qual o que você percebe chega ao seu cérebro, onde é analisado, armazenado ou descartado. Isso dá às suas afirmações uma chance melhor de serem lembradas, em vez de simplesmente existirem como um pensamento passageiro.

Aqui estão algumas perguntas que você pode usar para começar seu diário de gratidão:

  • Quais são os três itens específicos pelos quais sou grato agora?
  • O que vi hoje que foi lindo ou inspirador?
  • O que alguém fez por mim que deixou um impacto significativo?
  • Com que pessoa posso entrar em contato com uma nota de agradecimento, ligação ou mensagem de texto?

Pratique a gratidão com respiração

Afirmações de gratidão e respiração são uma combinação natural. Durante a respiração ou mesmo a meditação, você fica ancorado no presente, permitindo-lhe mergulhar na gratidão sem distrações.

Embora você possa fazer isso com uma sessão de respiração mais longa, você também pode simplificar com uma prática rápida, como a prática de respiração 3-4-5. Para infundir gratidão, concentre-se em algo pelo qual você é grato ao inspirar, segurar e expirar. Você pode até querer inspirar aquilo pelo que é grato e expirar qualquer coisa que esteja causando estresse ou frustração.

Pratique respiração e gratidão comigo durante a Exhale Hour, uma sessão de respiração guiada ao vivo! Se você é novo nesta prática, uma sessão guiada é a maneira perfeita de mergulhar os pés na água e experimentar como ela pode ser incrível.

Crie sua própria prática diária de afirmação de gratidão

O bonito de tudo isso é que não existe uma maneira certa de fazer isso. Você pode combinar suas afirmações de gratidão com uma prática diferente a cada dia, dependendo do que você tem tempo ou do que é bom para você. O que mais importa é que você volte sempre. Tornar a gratidão uma parte regular da sua vida permitirá que ela se torne mais natural e automática ao longo do tempo, enchendo o seu mundo de gratidão e amor todos os dias, mesmo os mais difíceis.

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