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Por que a autoconfiança é tão importante para sua jornada de bem-estar – Lindywell

autoconfiança

A autoconfiança é fundamental para o sucesso de sua jornada de bem-estar por vários motivos. Em primeiro lugar, na nossa cultura de influenciadores e “especialistas em saúde”, pode ser difícil saber em quem ou em que acreditar. Sou um profissional formado na área de saúde e bem-estar e às vezes ainda acho difícil saber em que ou em quem confiar.

É por isso que sempre volto a mim mesmo – e ao fato de conhecer melhor meu corpo. Por muito tempo, forcei meu corpo nos dias em que ele pedia descanso. Ignorei os sinais de fome para seguir planos de dieta específicos. Alerta de spoiler: isso não me levou a lugar nenhum, a não ser esgotado e tudo menos saudável quando você olha para o bem-estar como uma experiência de corpo inteiro. (Confira minha postagem recente no blog,

Guia de Vida Wholistic Fit: Um Roteiro para a Saúde Mente-Corpo, para saber mais sobre o quão poderosa essa mentalidade pode ser.)

Se você se identifica com o fato de estar sobrecarregado de informações e não saber em quem confiar, é hora de verificar você mesmo. Vamos falar sobre por que a autoconfiança (aquela sabedoria interior, às vezes chamada de instinto) é importante e como usar essa intuição para traçar um caminho de bem-estar certo para você. Além disso, vou compartilhar como cultivar a autoconfiança para poder discernir os fatos da ficção ou da moda passageira.

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Por que a autoconfiança é importante para sua jornada de bem-estar

Num inquérito recente realizado a 1.022 adultos nos EUA, 60% dos inquiridos sentem-se motivados por conteúdos relacionados com o bem-estar nas redes sociais a fazer escolhas mais saudáveis ​​e nutritivas para os seus corpos. No entanto, 68 por cento viram informações conflitantes de múltiplas fontes. Outros 60% estão confusos sobre quais hábitos valem a pena implementar.

Quando você pode confiar em si mesmo para determinar o que é certo e o que não é certo – ou mesmo o que é potencialmente perigoso – você pode usar essa autoconfiança para informar suas decisões, o que alimenta a confiança, a autoeficácia e o empoderamento.

Num estudo recente com pacientes com problemas crónicos de saúde, o desenvolvimento da autoeficácia ajudou a aliviar os sintomas da sua doença. Também melhora os resultados de saúde mental e a qualidade de vida. Além disso, estes pacientes estavam mais motivados para a cura, o que, em última análise, os fez sentir-se seguros na sua capacidade global de atingir esse objectivo.

Resumindo, a autoconfiança terá impacto em todas as áreas da sua jornada de saúde e bem-estar.

Como aprimorar sua autoconfiança

Estamos rodeados de um excesso de informação todos os dias. Freqüentemente, essas informações são contraditórias ou confusas. Como resultado, é difícil saber o que comer, o que é realmente eficaz quando se trata de exercício ou quais hábitos implementar para cuidar da nossa saúde mental.

Pessoalmente, consumo muito conteúdo – como a maioria das pessoas! Estou constantemente lendo livros, ouvindo podcasts, assistindo entrevistas, lendo artigos, etc. Embora seja certamente parte do meu trabalho manter-me educado e informado, também é uma paixão minha. Eu adoro aprender.

Um dos efeitos colaterais de obter muitas informações de uma ampla variedade de fontes é ver quanta informação conflitante existe por aí. Isso costumava me deixar louco. Mas com o tempo, aprendi a usar isso a meu favor e a aprimorar minha autoconfiança.

O que quero dizer é que entendo que pode haver muitos pontos de vista sobre um determinado tema e até mesmo pesquisas podem ser feitas de maneiras que resultem em conclusões conflitantes. Ao longo dos anos, aprendi a pegar as informações que aprendo, analisá-las através do que já aprendi ou experimentei como verdade e, então, também analisá-las através das lentes do que sei ser verdade para MIM.

Por exemplo, o que eu sei sobre mim mesmo que esta pessoa/pesquisa não sabe? Embora um especialista em não tóxicos possa me dizer que eu nunca deveria usar produtos plásticos para evitar possíveis toxinas – essa não é toda a história. Também sei que passei anos lidando com a ansiedade em relação à saúde. Isto significa que, para mim, é importante estar informado sobre esses perigos potenciais, sem abraçar uma mentalidade de “tudo ou nada” que leva a mais stress, o que por sua vez, teria um impacto negativo ainda maior na minha saúde.

Em última análise, nada é mais confiável do que o instinto dentro de você e o que você sabe sobre si mesmo. O objetivo é pegar o que você ouve, verificar você mesmo e escolher o que é melhor para você. Se você não tem certeza de como se conectar com essa fonte interior de sabedoria, aqui estão algumas maneiras de praticar e aprender.

Ouça as dicas do seu próprio corpo

Seu corpo é sábio e está sempre se comunicando. Aprender a ouvir e depois responder de acordo é uma das habilidades mais importantes que podemos desenvolver. Por exemplo, há alguns anos, meu corpo respondia estranhamente a treinos de alta intensidade.

Levei um tempo para entender o que meu corpo estava tentando me dizer. Ouvindo, prestando atenção e reconhecendo os sintomas, fui capaz de me adaptar, buscar apoio e fazer mudanças para me ajudar a me sentir melhor e a ajudar meu corpo a funcionar de maneira mais otimizada. Ouça meu surpreendente episódio de podcast sobre diagnóstico de saúde para saber mais sobre o que aconteceu.

Ainda mais interessante é que descobri que aprimorar essa autoconfiança tem um efeito cascata em todos os aspectos da sua vida. Quando você faz um esforço para criar um relacionamento consciente e de confiança com o corpo, é provável que você experimente uma ampla gama de resultados, incluindo:

  • Menor depressão e ansiedade
  • Resiliência mental e regulação emocional
  • Níveis mais elevados de autoconsciência
  • Perspectiva positiva sobre a imagem corporal
  • Melhor gerenciamento de estresse
  • Alimentação saudável e comportamentos de exercício
  • Maior motivação para o autocuidado

Se você não tem certeza de como bloquear ruídos externos e sintonizar-se com os sinais de bem-estar vindos de seu próprio corpo, leia minha postagem no blog, 5 estratégias práticas para ouvir seu corpo todos os dias. Como acontece com qualquer coisa que você faça, essa habilidade leva tempo e prática, mas está ao seu alcance!

Pratique a autocompaixão

Todo mundo tem imperfeições e defeitos, é isso que nos torna humanos. Quanto mais cedo você aceitar isso, menos suscetível ficará à dúvida. Além disso, mais confiança você terá em suas habilidades de tomada de decisão.

De acordo com o Health Psychology Open Journal, apenas ouvir uma breve gravação de 10 minutos de mantras compassivos durante quatro dias consecutivos pode levar à redução da inflamação, à função imunológica mais saudável e à resposta mais calma do sistema nervoso.

A propósito, se você acha que esses mantras nunca funcionam para você, leia Por que seus mantras de amor próprio não estão funcionando (e como corrigi-los), para ter maior compaixão por si mesmo.

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Faça perguntas que incentivem a reflexão

Se você tem tendência a questionar sua intuição quando confrontado com diversas tendências, afirmações ou opiniões de saúde, pratique a pausa. Ao encontrar algum conselho de bem-estar, reserve um momento para refletir. Interrogue as informações antes de acreditar nelas pelo valor nominal. Faça as perguntas abaixo para saber como confiar no que é nutritivo e benéfico para o seu bem-estar e, ao mesmo tempo, avaliar sua confiabilidade:

  • Essas informações vêm de uma fonte confiável e legítima?
  • Isso me faz sentir vergonha de meus hábitos atuais?
  • Parece extremo, restritivo ou inatingível?

Um inventário de autorreflexão ajudará a conectar-se às suas prioridades de saúde, para que você possa alinhar-se com comportamentos ou decisões que as reforcem. Então, à medida que você se volta para dentro, fica curioso e faz perguntas honestas, fica mais fácil seguir a orientação que ressoa em você, ao mesmo tempo que cria limites para deixar de lado tudo o que não parece certo.

Afinal, o que funciona para outra pessoa pode não servir para você.

A autoconfiança é uma peça fundamental da sua jornada de bem-estar

Ninguém é mais competente em tomar decisões sobre sua própria saúde, preparo físico e bem-estar do que você. Em uma cultura saturada com o que parecem ser tantas opiniões conflitantes sobre o bem-estar quanto há contas no Instagram e no TikTok, é essencial desligar o ruído. Use essas ideias para cultivar e nutrir sua autoconfiança. Você pode descobrir que as respostas para uma vida mais saudável e vibrante estão dentro de você o tempo todo.

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