Família
Photo of author

"Raiva da mãe" e por que é mais do que apenas sentir raiva, de acordo com um especialista

Uma boa mãe deve ter um certo conjunto de qualidades (mesmo que essas qualidades sejam totalmente desligadas da realidade): você fala com uma voz suave e gentil. Você tem muita paciência mesmo quando seus filhos estão destruindo a casa e se recusando a comer vegetais. Você é hábil em deixar o estresse sair de suas costas enquanto faz malabarismos silenciosos com as tarefas diárias de criar os filhos. . . até que você não possa mais.

Então, em um segundo, você está preparando o jantar quando seu filho derrama o leite e a panela com água no fogão ferve simultaneamente. E isso é o suficiente para deixá-lo com a “raiva da mãe”, onde você bate os armários e grita sobre como deve ser tudo para todos.

Não importa como se manifeste, a raiva materna muitas vezes pega as mães desprevenidas e pode nos deixar com uma sensação de impotência e culpa. Mas a raiva materna é mais comum do que imaginamos, e saber por que isso acontece – e como podemos gerenciar melhor essas emoções antes de explodirmos – é melhor para todos. Então, recorremos aos especialistas.

O que é “raiva da mãe”?

A raiva materna, às vezes chamada de “raiva materna”, não é um diagnóstico oficial. Em vez disso, é um termo usado para “descrever os intensos sentimentos de frustração, raiva ou opressão experimentados pelas mães ou figuras parentais”, disse à fafaq a especialista em saúde mental e parentalidade, Caroline Fenkel, DSW, LCSW, diretora clínica da Charlie Health. . “A raiva da mamãe se manifesta como uma explosão emocional, muitas vezes desencadeada por desafios parentais.”

Inextricavelmente ligadas às explosões de raiva materna estão as expectativas colocadas nas mulheres e nas mães quando se trata de expressar os desafios e emoções que acompanham a maternidade, de acordo com um estudo de 2023 publicado na Sex Roles.

O estudo explica que não se espera apenas que as mães priorizem as necessidades dos outros antes das suas, mas “muitas vezes o trabalho materno (ou seja, as responsabilidades percebidas e o desempenho adequado da maternidade) sugere que as mães também devem ser um centro de calma, apoio e cuidado para os seus filhos maiores”. redes familiares”. E continua: “Essas expectativas criam um contexto no qual as mães devem administrar suas emoções, apesar das tensões e dos estressores que elas próprias estão enfrentando, e fornecer apoio para que suas famílias sejam uma ‘boa’ mãe”.

Simplificando, as mães são instruídas a “aguentar” quando enfrentam desafios na maternidade. Além do mais, somos levados a acreditar que estamos praticando a maternidade de maneira errada se reclamarmos. E essa combinação cria a tempestade perfeita de frustração que vai explodir.

Quais são os sinais e gatilhos comuns da “raiva da mãe?”

Fenkel diz que os sinais comuns de que uma mãe pode estar à beira de um episódio de raiva materna incluem “aumento da irritabilidade, exaustão frequente ou dificuldade em gerenciar tarefas diárias”, que muitas vezes são provocados por “privação de sono, sensação de sobrecarga e um falta de tempo pessoal.”

Ann Hand, mãe de três meninos que moram em Chicago, disse à POPSUGAR que sentir que “tinha que fazer tudo” foi o maior gatilho para a raiva de sua mãe. “As demandas do trabalho e da maternidade me deixaram exausta, estressada e frustrada”, diz ela. “Percebi alguns sinais de ‘raiva de mãe’ em mim: irritar-me facilmente com pequenas coisas, gritar com meus filhos”, ela reconhece. “Nesses momentos, eu me pegava xingando, gritando e sentindo a tensão aumentar em meu corpo.”

Hand conta que, naqueles momentos, ela “não era quem eu queria ser”. E depois que a raiva passou, ela ficou “sentindo-se dominada pela culpa”.

O que fazer quando você sentir a raiva da mãe chegando

Conhecer os gatilhos que desencadeiam esses sentimentos pode ajudá-lo a reagir rapidamente para acalmar os nervos. “Muitas vezes defendo técnicas de aterramento imediato”, diz o Dr. Fenkel. “Praticar exercícios de respiração profunda pode regular rapidamente as emoções intensas”, e ela recomenda o método 4-7-8, que é descrito como “inspirar por 4 segundos, prender a respiração por 7 segundos e expirar por 8 segundos”, como um primeiro passo para reduzir a tensão que está aumentando.

“Além disso, incentivar uma pausa – afastar-se momentaneamente, procurar um momento de solidão ou praticar uma breve atividade física – proporciona uma reinicialização crucial”, diz o Dr. Fenkel.

Como evitar que a raiva da mãe borbulhe em primeiro lugar

Em primeiro lugar, evitar que a raiva da mãe borbulhe seria o ideal, e existem medidas que você pode tomar para ajudar a diminuir o limite. Fenkel sugere o seguinte:

  • Priorize o autocuidado, como praticar a atenção plena, descansar adequadamente e/ou participar de atividades que tragam alegria.
  • Mantenha uma comunicação aberta com seu parceiro ou co-pai, se tiver um.
  • Abra-se para seus sistemas de apoio e seja honesto sobre seus sentimentos.
  • Reconheça seus limites.
  • Peça ajuda aos entes queridos quando necessário.

Hand conta que fazer três mudanças práticas na forma como ela administra sua casa reduziu significativamente suas experiências com a raiva materna. “O trabalho era uma grande fonte de estresse para mim”, explica Hand. “Como resultado, tomei a decisão de me demitir do meu cargo de alta pressão e fazer a transição para um trabalho de meio período. Essa mudança aliviou significativamente o estresse em nossa casa.”

Outro passo que ela deu em casa girou em torno de um gatilho: chegar atrasado e lutar. “Quando temos um horário específico para sair, garanto que dou aos meus filhos bastante tempo para se prepararem”, diz Hand. “Como alternativa, estabelecemos limites para o uso da tecnologia. É um grande gatilho para meus meninos, então tentamos limitar o tempo para esses itens.”

O autocuidado é outro grande fator que ajuda Hand a não ficar sobrecarregado e não precisa ser nada extravagante. “Faça uma caminhada não apenas para o seu bem-estar físico, mas também para a saúde mental”, observa Hand. “Esse hábito diário me ajudou tremendamente.” Fenkel acrescenta: “O autocuidado desempenha um papel fundamental no controle da raiva, e é hora das mães priorizarem seu bem-estar”.

Quando é hora de procurar ajuda profissional

Para algumas mães, a raiva e a frustração podem persistir, apesar de terem estabelecido limites conscientes e estarem cientes dos gatilhos. Se isso acontecer, o Dr. Fenkel diz que procurar aconselhamento profissional seria um bom próximo passo.

“Os sinais de que uma mãe deve procurar ajuda profissional incluem relacionamentos tensos, sentimentos persistentes de angústia, exaustão física e mental e sentimentos de esgotamento”, observa o médico.

“É essencial encorajar a comunicação aberta sobre estes desafios e reduzir o estigma em torno da procura de ajuda”, explica ela. “As mães devem ter a certeza de que procurar apoio, seja através de redes pessoais ou de serviços profissionais, é um passo corajoso e responsável para garantir o seu bem-estar e o das suas famílias”.

Em última análise, o Dr. Fenkel deseja que as mães se lembrem de que “ser mãe é uma tarefa muito difícil e não há problema em pedir ajuda!”

Deixe um comentário