Respiração para trauma: como se conectar de volta ao seu corpo

respiração para trauma

Fala-se cada vez mais sobre trabalho respiratório para traumas – e por um bom motivo: 70% dos adultos em todo o mundo lidaram com pelo menos um evento traumático em suas vidas. Esses traumas podem ser resultado de eventos ou experiências que vão desde violência e abuso até acidentes graves ou até mesmo exposição à morte ou perda.

Usar respiração profunda e várias técnicas de respiração com um profissional ou programa informado sobre traumas pode ser inestimável para a cura. Esta pode ser uma forma de trabalhar a experiência, as manifestações físicas e a desconexão do corpo que muitas vezes acontece como resultado de um evento traumático.

A respiração foi uma ferramenta que usei quando me curei do trauma do derrame. Continuou a ser inestimável enquanto eu superava o trauma coletivo de uma pandemia e da agitação social e política que a maioria (se não todos) de nós vivenciamos.

Como tal, este é um tema muito pessoal para mim e algo que tenho paixão em partilhar. Vejamos como o trauma afeta o corpo e como a respiração pode ajudar a restaurar o equilíbrio e a conexão dentro de você para que você possa se curar.

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Como o trauma se manifesta no corpo

A reação do cérebro ao trauma estimula uma resposta aguda ao estresse, causando níveis desequilibrados de cortisol (hormônio do estresse). Se esse desequilíbrio de cortisol não for resolvido, pode causar a manifestação de uma carga alostática (estresse crônico cumulativo) no corpo. Isso leva à ansiedade, depressão, inflamação e uma série de outras experiências físicas.

O trauma também pode causar dissociação do corpo. A dissociação é “um distanciamento involuntário da realidade” e é uma das maneiras pelas quais seu cérebro o protege da experiência. Este instinto de sobrevivência é biológico. O objetivo é mantê-lo protegido do trauma, no entanto, também pode mantê-lo preso à experiência porque seu corpo não reconhece que o trauma passou e você está seguro.

O trabalho respiratório com um programa ou praticante informado sobre traumas pode levá-lo de volta ao corpo com segurança para iniciar o processo de cura.

Respiração como ferramenta na recuperação de traumas

Este trabalho é muito poderoso para a cura de traumas porque as técnicas de respiração lenta e controlada produzem um efeito meditativo no sistema nervoso autônomo e central. Isso pode ajudar a aumentar a sensação de conforto, relaxamento, estado de alerta e energia positiva. Ao mesmo tempo, também reduz o estresse, a excitação, o medo, a depressão, a ansiedade, a confusão e a raiva.

Pense nisso como acalmar o ruído do trauma em seu corpo e voltar a um espaço de equilíbrio e calma onde você pode se reconectar com seu corpo para processar e curar.

Novas pesquisas mostram que modalidades de respiração aceleradas também podem ajudar a construir resiliência ao estresse e regular a função nervosa simpática. Este estilo de trabalho respiratório, classificado como “estresse temporário induzido voluntariamente”, cria resiliência ao estresse de uma maneira diferente da respiração lenta e profunda. Apesar de diferente, ainda auxilia no processo de cura.

Se você quiser experimentar o poder desse trabalho respiratório em ritmo acelerado, junte-se a mim no Exhale Hour, onde usamos técnicas somáticas para entrar no corpo, estar presente nas emoções e passar por elas com trabalho energético.

O que ter em mente com trauma e respiração

A respiração pode desempenhar um papel importante na cura de traumas. Sendo uma prática consistente, também pode expandir a sua capacidade mental e emocional para lidar com desafios futuros à medida que surgirem. No entanto, quero enfatizar que o trabalho respiratório é não uma cura para traumas. Esta ferramenta é mais eficaz e benéfica quando usada juntamente com outras modalidades terapêuticas.

Sempre incentivo os sobreviventes de traumas a procurarem profissionais licenciados com formação clínica e experiência em atendimento informado sobre traumas. Quando sofri de trauma complexo e TEPT após meu derrame, a respiração foi o ponto de acesso inicial. Isso me levou a uma equipe de terapeutas de trauma especializados em tratamentos somáticos (centrados no corpo). Foi isso que me motivou a me tornar um praticante somático.

Uma prática simples de respiração para trauma

Dada a minha própria experiência e a pesquisa científica que a rodeia, adoro usar a respiração com os clientes como um complemento útil para a cura de traumas. Um dos meus exercícios respiratórios favoritos para criar calma e reconectar-se com o corpo é simples:

  • Inspire profundamente.
  • Expire uma expiração longa e lenta.
  • Ao expirar, repita conscientemente a palavra “paz”.
  • Repita 3-5 vezes.

Esta prática respiratória acalma a frequência cardíaca e reduz os estados elevados de excitação. Isso permite que você chegue a um estado de equilíbrio mental, emocional e físico. Embora essa prática possa ser útil, a respiração para traumas não ocorre uma única vez. Para curar, é preciso ser consistente com o trabalho e, em muitos casos, combiná-lo com outras modalidades.

Não negligencie a respiração para a cura de traumas

Eventos traumáticos podem fazer com que você se desconecte do corpo, mas com apoio e intervenções baseadas no trauma, é possível restaurar uma sensação de bem-estar, equilíbrio e conexão dentro do seu próprio corpo.

Lembre-se: a cura parece diferente para cada pessoa. O processo de cura é único e não linear, por isso encorajo você a se mover em qualquer ritmo que pareça administrável. Embora a respiração para a cura de traumas esteja se tornando mais conhecida, é importante que você reúna uma equipe de médicos especializados em atendimento de traumas para obter o atendimento de que precisa.

Como alguém que já passou por isso antes, posso prometer que, com a equipe de suporte certa, você será capaz de encontrar a si mesmo e sua própria sensação de segurança novamente.

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