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Superar a culpa tóxica: estratégias para deixar ir

superando a culpa tóxica

Embora a culpa seja uma emoção normal que todos sentimos, a culpa tóxica não é algo com que você deveria lidar. A culpa é uma emoção complexa que você sente quando faz algo errado. Quando criança, e mesmo quando adulto, isso é importante. A culpa ensina a diferença entre o certo e o errado, apoia o desenvolvimento da moral que funcionará como uma bússola ao longo da sua vida e muito mais.

A culpa tóxica, por outro lado, é o que muitas mulheres sentem quando adultas. Em vez de se sentir culpado quando você realmente faz algo errado – como bater em um amigo no parquinho – você sente isso quando não fez nada “errado”.

Por exemplo, você pode sentir culpa ao estabelecer um limite com uma pessoa querida. Você faz algo que é saudável e de apoio para você, mas se sente culpado por decepcioná-los ou torná-los infelizes no processo. Esta não é uma culpa útil – é uma culpa tóxica.

Com o tempo, isso se torna um fardo pesado, impedindo você de viver uma vida verdadeiramente plena. Nesta postagem do blog, explorarei o conceito de culpa tóxica e, claro, compartilharei alguns passos práticos para encontrar a libertação que você está procurando.

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Sua dose diária de culpa tóxica

A culpa tóxica refere-se a sentimentos desproporcionais e irracionais, e muitas vezes desconectados de qualquer erro real. O triste é que, como adulta – e especialmente como mulher – você pode sentir essa culpa tóxica quase diariamente. Aqui estão alguns exemplos de onde você pode ver isso aparecer em sua vida:

  • Reservando um tempo para você: Você se sente egoísta ou indigno ao priorizar suas próprias necessidades.
  • Alcançando sucesso ou felicidade: Você pode sentir uma culpa tóxica se outras pessoas ao seu redor estiverem lutando enquanto você tem sucesso.
  • Tomar decisões pelos entes queridos: Se você é pai ou responsável, teme que suas escolhas afetem negativamente seus filhos ou as pessoas de quem você cuida, mesmo que essas decisões sejam razoáveis.
  • Expressar necessidades ou desejos pessoais: Você pode sentir isso com mais intensidade se essas necessidades ou desejos incomodarem outras pessoas.
  • Não atender a expectativas irrealisticamente altas: Você vê outras pessoas seguindo o status quo e sente uma culpa tóxica quando não o faz. Isso anda de mãos dadas com toda e qualquer expectativa, desde padrões de beleza irrealistas até os padrões aos quais pais e mulheres são obrigados.

Há muitos motivos pelos quais você pode sentir essa culpa tóxica, por isso quero falar sobre como deixá-la ir e encontrar uma maior sensação de paz em sua vida.

5 etapas para abandonar a culpa (do tipo tóxico!)

Algum nível de culpa é normal – é uma emoção como amor, medo, raiva ou alegria. É o tipo tóxico que queremos abandonar. Para fazer isso, você deve estar disposto a refletir sobre si mesmo, explorar sua autocompaixão e ter a intenção de mudar os padrões de pensamento negativos que o mantêm preso. Aqui estão cinco etapas que foram úteis para que isso acontecesse.

Passo 1: Torne-se Consciente da Culpa

O primeiro passo é estar ciente dessa culpa tóxica. Isso é algo que você provavelmente experimentou durante a maior parte de sua vida adulta. Como qualquer hábito que você pratica há muito tempo, você pode cair nessa mentalidade negativa, mesmo sem perceber.

Uma maneira de criar essa consciência é fazer uma lista de momentos desencadeadores, ou momentos em que você sabe que isso acontecerá. Para mim, essa culpa desnecessária pode surgir quando preciso tirar uma folga do trabalho porque estou me sentindo indisposto ou quando digo não a uma reunião social para poder criar mais tempo de inatividade para mim.

Saber quando é provável que apareça o ajudará na próxima etapa.

Passo 2: Desafie a culpa tóxica

Essa culpa raramente é resultado de algo que você fez de errado. É por isso que é tão importante desafiar essa emoção quando um desses momentos desencadeadores acontece. Fazer isso pode ser tão simples quanto perguntar a si mesmo: “Esse sentimento de culpa é real? Fiz algo de errado?” Isso o traz de volta à realidade e aos fatos – em vez de ficar preso nessa espiral.

Etapa 3: dê a si mesmo um pouco de amor

Agora é hora de autocompaixão. Você não fez nada de errado, mas foi condicionado a acreditar no contrário. Neste momento, é muito importante que você mude de crítico para compassivo. Para mim, isso muitas vezes parece um momento para falar comigo mesmo. Eu poderia dizer:

“Este é um momento difícil, Robin. É compreensível que você se sinta culpado agora, porque foi isso que lhe foi ensinado. Eu sei que é difícil sentir isso e entendo por que você está lutando. Eu também sei que você não fez nada de errado.”

A chave para isso é falar consigo mesmo como um melhor amigo falaria com você. Se você é pai ou mãe, também pode pensar em como acalmaria seu filho. Você quer ser gentil, amoroso e suave consigo mesmo.

Etapa 4: corrija o padrão de pensamento

De acordo com os Princípios da Neuroplasticidade, você pode literalmente mudar seu cérebro (que legal!) ao longo do tempo. Certa vez, um terapeuta me ensinou que todos os pensamentos automáticos são como trilhos de trem. Ao interromper e corrigir o pensamento, você começa a construir uma nova linha de trem. Com o tempo, o trem segue os novos trilhos que você construiu e, assim, seus pensamentos também mudam. Quanto mais você praticar isso, com o tempo, você não se sentirá automaticamente culpado. Você adotará como padrão a compaixão, a felicidade ou a neutralidade.

Etapa 5: seja consistente

A chave deste processo é a consistência. Você tem que captar esse pensamento, dar-se um pouco de amor e depois corrigi-lo repetidas vezes para que isso funcione. A melhor maneira de garantir que você persista é construir os músculos da atenção plena. Quanto mais atento você estiver, mais fácil será pegar a culpa e seguir cada passo.

Mindfulness para superar a culpa que não lhe serve

Estar atento significa que você está presente. Em vez de viver uma vida agitada no piloto automático, você está envolvido em cada momento e consciente de seus sentimentos e emoções. Confira minha postagem no blog sobre mindful versus mindfull para saber mais sobre a diferença entre essas duas coisas.

Viver com mais atenção significa que você não está apenas deixando os pensamentos assumirem o controle – como a culpa tóxica. Em vez disso, você está consciente e presente, e pode então aproveitar essa compaixão e desafiar a culpa quando ela surgir.

Há muitas maneiras de desenvolver mais atenção plena em sua vida cotidiana, e aqui na Lindywell, adoramos especialmente respiração e Pilates. Ambos podem ser ferramentas valiosas para criar mais atenção plena em todas as áreas da sua vida. Vejamos como e por quê.

Atenção plena e respiração

Esta é uma ferramenta fundamental de atenção plena, de acordo com Kiesha Yokers, chefe de programas respiratórios e somáticos. Como ela disse: “O trabalho respiratório é uma ferramenta perfeita para construir os músculos da atenção plena porque quando você pratica a respiração consciente e intencional, você cria espaço para descanso. Você também cria espaço para diminuir o volume do ruído que o cerca e do clamor constante em sua cabeça, e fica mais disponível para ouvir.”

Com essa maior capacidade de ouvir, você pode estar mais presente e atento – mesmo fora da sessão de respiração. Inscreva-se para uma avaliação gratuita de nosso aplicativo de Pilates e respiração e tenha acesso a dezenas de sessões de respiração guiadas, que nossos membros adoram. Catherine disse: “As sessões de respiração também foram um grande presente”. Enquanto Jodene disse: “A respiração foi uma revelação!”

Atenção plena e Pilates

O estilo de movimento intencional e focado que você faz no Pilates lhe dá a chance de praticar a atenção plena sempre que pisar no tatame. Isto é especialmente verdade em Lindywell, onde você começa cada treino sintonizando o corpo e verificando você mesmo. Embora estudos tenham encontrado essa correlação entre Pilates e atenção plena, também podemos ver isso apenas olhando as mais de 2.000 avaliações de nossos milhares de membros em todo o mundo!

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Deixe de lado sua culpa tóxica

A culpa tóxica é uma má amiga – e é hora de deixá-la ir. Embora a culpa possa e sirva a um propósito, essa forma crônica de culpa que surge quando você não está fazendo nada de errado não serve. Espero que você possa usar essas cinco etapas para se livrar da culpa tóxica que não lhe serve, para que você possa abrir espaço para mais alegria e felicidade em sua vida!

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